Os desafios (e solução) da gestão de múltiplas contas bancárias

Gerir múltiplas contas de diferentes instituições bancárias pode tornar-se numa tarefa difícil e morosa. Ter uma visão integrada da liquidez de uma empresa é importante não apenas para a gestão financeira do dia-a-dia, mas também para garantir boas decisões estratégicas de aplicação de fundos e gestão de tesouraria. Alguns dos principais desafios são os seguintes:

  • Dificuldade em ter uma visão integrada das disponibilidades

O primeiro grande obstáculo é a consolidação da informação. Cada banco tem o seu próprio sistema e formato específico de extrato bancário, utilizando por vezes tecnologias e canais de acesso específicos, o que torna a tarefa de agregar e comparar saldos um verdadeiro desafio. Como consequência, a impossibilidade de integrar extratos bancários / contas bancárias num mesmo local, pode prejudicar a visão correta e atualizada sobre a liquidez da organização e consequentemente dificultar a gestão de tesouraria, com impacto potencial na tomada de decisão financeira.

  • Lapsos e erros na gestão da tesouraria do dia a dia

Um dos desafios significativos de não ter uma visão integrada dos extratos bancários, prende-se com a maior probabilidade de lapsos e erros na gestão financeira do dia a dia. Sem uma compreensão clara e consolidada do estado de todas as contas bancárias, torna-se muito difícil gerir eficazmente os fluxos de caixa e assegurar com precisão o cumprimento ótimo das responsabilidades e pagamentos. Neste particular, a gestão de pagamentos a fornecedores e respetiva negociação é particularmente sensível.

  • Deficiente gestão do tempo e do esforço

Gerir várias contas bancárias requer um investimento significativo de tempo e esforço, uma vez que o acompanhamento regular é crítico para evitar “surpresas” na gestão dos pagamentos e recebimentos. A necessidade da gestão de tesouraria se adaptar a diferentes plataformas bancárias e diferentes interfaces acresce a complexidade da gestão diária do tesoureiro.

  • Soluções práticas

A solução para gerir múltiplas contas bancárias e múltiplos extratos bancários, passa pela adoção de ferramentas de gestão financeira ou de gestão de tesouraria que integrem todos os dados bancários num único painel de controlo. O Paychart, software de gestão de tesouraria, por exemplo, mantém os extratos de todas as entidades bancárias atualizados e acessíveis no mesmo ecrã, permitindo uma visão integrada e clara dos movimentos e disponibilidades em cada momento, assim como realizar a conciliação automática dos movimentos.

Partilhe este artigo

Ver mais artigos