A gestão da tesouraria é uma componente crítica da gestão financeira de qualquer negócio, e implica atuar com precisão, capacidade de previsão e visão estratégica. Os tesoureiros encaram uma variedade de desafios que podem ter impactos sério na liquidez da empresa, na eficiência operacional e na sustentabilidade financeira a médio e longo prazo.
De seguida, apresentamos dois dos desafios mais significativos da gestão de tesouraria salientando a importância da utilização de software de gestão de tesouraria como parte da solução:
#1 Realizar previsões com exatidão
Uma das tarefas mais desafiantes na gestão da tesouraria é a capacidade de fazer previsões para o futuro com um grau razoável de precisão. Condições de mercado imprevisíveis, e prazos de pagamento e recebimento variados e instáveis podem contribuir para a complexidade das previsões. Um programa de gestão de tesouraria, com o Paychart, pode organizar a informação e facilitar a análise comparativa dos compromissos face às disponibilidades, contribuindo assim para uma melhor capacidade de análise e previsão.
#2 Gerir contas a pagar e contas a receber
Otimizar os timings de recebimentos e pagamentos é uma tarefa que requer um equilíbrio delicado e um planeamento detalhado. Prazos de pagamento alargados por parte de clientes podem colocar em causa o cash flow, e prazos de pagamento demasiados curtos a fornecedores podem ter igualmente impacto ao reduzir a liquidez de curto prazo desnecessariamente. A utilização de um software de gestão de tesouraria permite uma melhor gestão das contas a receber e contas a pagar. Em programas como o Paychart, a posição financeira da tesouraria está sempre disponível e atualizada, com a possibilidade de consulta dos compromissos e agendamento direto das contas a pagar.
Estes são dois dos desafios que um software de gestão de tesouraria permite ultrapassar. Mas existem mais, como, por exemplo, o facto de permitir terminar com as tarefas repetitivas e sem valor acrescentado, e transformar a função de tesouraria num trabalho mais analítico e profissionalmente mais estimulante.
Na segunda parte deste artigo iremos explorar os restantes desafios.